domingo, 7 de novembro de 2010

Amor exigente, matéria do mês

Antes que seja tarde
Por Romina Cerchiaro

Iniciando as suas atividades no Brasil há 26 anos, o Amor-Exigente tinha como proposta inicial auxiliar aos familiares de dependentes químicos, que, em sofrimento, não tinham condições de ajudar seus entes queridos e nem a si mesmos a encontrarem qualidade de vida em meio à trágica situação da drogadição em seus lares.
Com o tempo, a proposta evoluiu e mais e mais pessoas encontraram em AE uma nova forma de viver, de obter uma vida prazerosa apesar dos problemas enfrentados.
Sempre atentos às necessidades das pessoas que buscavam ajuda e à dinâmica da temática das drogas no Brasil e no mundo, os voluntários de Amor-Exigente, orientados pela FEAE - Federação de Amor-Exigente, começaram a detectar que, neste contexto, o que faria a grande diferença seria a Prevenção.
Assim, em Amor-Exigente, a  Prevenção ganhou um significado muito especial. Prevenir é chegar antes da droga e do álcool, é fortalecer o jovem para dizer não, é fazer a família entender que o caminho é este, é falar do assunto com os filhos, é não ter medo de enfrentar esta realidade preparando as crianças para conhecê-las e, assim, aprenderem a evitar a situação.
Em AE, a história da Prevenção confunde-se com a evolução do trabalho em Londrina. Por este motivo, também pela grande conquista deste ano que instituiu o programa AE na grade curricular das escolas da cidade e pela coordenação do 1º Fórum Nacional de Prevenção de AE que eles estão promovendo este mês, os convidados para falar de prevenção são  os Coordenadores Regionais de Londrina, Neide e Mário Furtado, e a Coordenadora das Coalizões Comunitárias com AE no local, Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares.
Revista Amor-Exigente - A prevenção em Amor-Exigente ganhou vida no Congresso de Londrina. Contem-nos o que foi constatado e definido na ocasião.
Equipe de Londrina - Realmente o Congresso de Londrina deu impulso à proposta de Prevenção do Amor-Exigente. Quando começamos a refletir sobre o tema do 6º Congresso, chegamos à constatação de que até então a prevenção vinha sendo abordada nos seus três níveis: primária, secundária e terciária. Não só em Amor-Exigente, mas por todas as Instituições afins. Começamos fazer um levantamento da situação das drogas: o que mais se poderia fazer em relação a essa questão? Chegamos à conclusão de que literalmente estamos correndo atrás do prejuízo. O problema está aí, instalado. Podemos, enquanto Amor-Exigente, fazer muito pelas famílias que nos procuram, mas muito pouco pelos jovens envolvidos com a dependência química e que crescem em uma proporção assustadora pelo mundo todo. Então pensamos: a solução está na prevenção. Prevenir para que a droga não chegue até à criança e ao jovem. Chegar anos antes com a prevenção, pois cinco minutos depois já pode ser tarde. E qual seria o foco da prevenção? A família e a escola, os responsáveis pela formação informal e formal da criança. E como fazer essa prevenção? Seria necessário um trabalho efetivo e eficaz de reeducação dos membros da família e dos professores. A partir dessa reflexão, surgiu o tema para o Congresso "Prevenção Primária" e o lema, "Reeducar-se para Educar", direcionado aos segmentos específicos: à comunidade escolar e à comunidade familiar. Ficou definido então o trabalho com a Prevenção Universal quando, no 7º Congresso em Campo Grande, vimos com alegria o lançamento do livro "Prevenção Universal e Qualidade de Vida com Amor-Exigente", já constando nele o método desenvolvido pela nossa querida presidente, Mara Sílvia, para os Cursos de Prevenção em todo o Amor-Exigente e para completar, agora chega o Amor-Exigentinho para ser aplicado nas salas de aula com os alunos, para fechar o ciclo. Com todo esse trabalho estamos vendo hoje a prevenção ser amplamente divulgada e trabalhada em várias cidades de diversos Estados, levando às famílias e escolas a metodologia e a filosofia do trabalho do Amor-Exigente, ensinando, informando e formando pessoas que se tornam melhores, mais conscientes do seu papel e da sua responsabilidade com o ambiente em que vivem e principalmente com nosso Ser Superior, a quem devemos tudo.
RAE - Sobre a carta de Londrina, redigida no congresso, quais os pontos principais?
EL - Primeiro, a constatação constante na Carta de que o problema das drogas está longe de ser resolvido, subentende-se daí, de que algo mais deverá ser feito. Segundo, a intenção do Amor-Exigente em atuar participando das Políticas Públicas, pois é necessário que estejamos sabendo do que se faz em nível de governos, seja Federal, Estadual e Municipal em relação às necessidades das Instituições que atuam na área da dependência química e da Prevenção e Terceiro - a disposição do aprofundamento no trabalho da prevenção em três frentes: na família, na escola e no programa "Prevenção Primária (Universal) e Comunidades de Fé". Pensamos que esses três pontos são fundamentais para o sucesso do nosso programa de Prevenção e que em especial precisamos retomar o trabalho com as comunidades de Fé, pois o engajamento das Igrejas, seja qual for será essencial para o crescimento dessa proposta.
RAE - De lá para cá quais são as principais conquistas no segmento de prevenção em Amor-Exigente?
EL - Hoje muitas Regionais vêm se dedicando à Prevenção Universal e divulgando a proposta aos seus grupos. Também temos visto locais onde o Amor-Exigente já atua com sucesso nas escolas com o trabalho da Prevenção No nosso caso, em Londrina, temos realizado dois cursos de prevenção por ano e estamos nos empenhando em formar Grupos em outras cidades onde atua a nossa Regional. Também conquistamos uma Lei (Lei nº 10.910 de 29/abril/2010), aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito, que inclui na parte diversificada da proposta Curricular da Secretaria de Educação, o conteúdo Qualidade de Vida com Amor-Exigente e dispõe que esta passe a constar nas propostas pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino. Para nós esta foi uma das maiores conquistas até hoje em nível de Prevenção.
RAE -  Sobre o Fórum de outubro, como surgiu a ideia? Quais os objetivos?
EL - A idéia de Fórum surgiu em novembro de 2009, quando no Encontro das Regionais em Campinas, as Regionais do Paraná se uniram para fazer uma avaliação dos Grupos de Amor-Exigente no nosso Estado. Depois de chegarmos a algumas conclusões, pensamos em ampliar o número de nossos grupos. De início pensamos em um Fórum Estadual, mas depois, já dando andamento à realização do Fórum, em uma reunião de trabalho, foi levantada a idéia de levar até a presidente da FEAE a proposta de se tornar Fórum Nacional, com a intenção de que todas as Regionais viessem a participar.
Dª Mara aprovou e o Fórum passou a ser nacional. O objetivo de Fórum seria suscitar discussões a respeito da Prevenção em todo o nosso Estado, levando as pessoas a se conscientizarem da importância da Prevenção Universal e ao mesmo tempo divulgar o Amor-Exigente no nosso estado e formarmos mais grupos em nossas regiões. Daí veio a questão: por que não levar essa proposta a todas as Regionais e ampliar essa conscientização em nível nacional?
RAE - Quais são os próximos sonhos, projetos para a prevenção em Amor-Exigente?
EL - São muitos, mas sabemos que devemos ter os pés no chão. Com o trabalho que iniciamos agora e no qual estamos acreditando muito, temos a consciência de que muita coisa ainda precisa melhorar. Estamos lidando com pessoas que depositam no Amor-Exigente muitas expectativas e temos o dever de corresponder às mesmas. Então precisamos de líderes muito bem capacitados e preparados para essa empreitada. Também temos, como questão de honra, fazer com que em Londrina esse projeto dê certo, pois como você mesma colocou no início da entrevista a Prevenção Primária foi lançada no 6º Congresso Nacional e, portanto temos a obrigação de ser um modelo positivo para todo o Amor-Exigente.
RAE - Sobre as coalizões em Londrina, quando surgiram e em que fase estão?
EL - Iniciamos as Coalizões em Londrina logo depois que a CADCA em 2008 levou o treinamento para Maringá, portanto, há 2 anos. Hoje estamos em fase de reestruturação e reinício com a nova proposta da FEAE - Coalizões Comunitárias com Amor-Exigente.
RAE - Quais são os projetos da coalizão já realizados e em andamento?
EL - Para sermos sinceros, no início conseguimos boas parcerias, estávamos empolgados, tivemos várias reuniões de trabalho, mas aos poucos os parceiros foram se afastando e poucas ações foram realizadas. Fizemos o mapeamento de uma região escolhida para o início da coalizão, para conhecer a realidade daquele bairro. Com a parceria da Faculdade Pitágoras e com o apoio da Psic. Simone Oliani, um grupo de estagiárias orientadas por ela, fizeram um levantamento das escolas existentes na região, fazendo convite para que participassem da Coalizão. Tivemos a adesão de duas escolas, nas quais seriam aplicados questionários para os alunos responderem e para que fosse feita a tabulação de dados para caracterizar o consumo do álcool e outras drogas pelos adolescentes daquela escola. Para que esse questionário pudesse ser aplicado foi necessário que se fizesse um Termo de Consentimento livre e esclarecido, como um instrumento de pesquisa para pais e responsáveis, e para adolescentes, que deveria ser aprovado pelo Comitê de Ética. E isso atrasou bastante a nossa atuação nessas escolas em função da burocracia, para a aprovação dos Instrumentos de pesquisa, mas tudo já está resolvido e o trabalho em andamento e os resultados serão apresentados em painéis no nosso Fórum. Continuamos com o Grupo de adolescentes da Guarda-Mirim que está indo muito bem também.
RAE - E quais são os planos para o futuro?
EL - Para o futuro , os resultado das pesquisas irão direcionar o nosso trabalho nessa região onde pretendemos desenvolver um trabalho nas escolas, região essa onde também está instalada a Guarda-Mirim com a qual já vimos trabalhando há dois anos. Temos tido contato com os CRA´S de Londrina, com os quais estamos fazendo parceria e que estão mostrando grande interesse pela coalizão. Para o futuro também pensamos na coalizão com a parceria da Prefeitura Municipal de Londrina com o trabalho que já estamos desenvolvendo nas escolas municipais por conta da Lei aprovada pela Câmara.

CAPA DO MÊS

FÓRUM DOS REGIONAIS


Um comentário:

  1. Adorei a matéria! to voltando com tudo no mundo dos blogs. Como presente, fiz um selinho para minhas amigas queridas e você é uma delas... passe lá e retire-o..foi feito com muito carinho para você. Bjs

    http://vivianepatrice.blogspot.com

    ResponderExcluir