domingo, 25 de julho de 2010

Amor exigente

12 Princípios que nos norteiam
A Proposta de Amor-Exigente é toda baseada em 12 Princípios Básicos e Éticos que se forem seguidos com amor qualquer pessoa pode mudar sua vida.


Os 12 Princípios Básicos
1º Os problemas da família têm raízes na estruturação atual da sociedade.
2º Pais também são gente.
3º Os recursos são limitados.
4º Pais e filhos não são iguais.
5º A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.
6º O comportamento dos filhos afeta os pais; o comportamento dos pais afeta o filho.
7º Tomar atitude precipita crise.
8º Da crise bem administrada, surge a possibilidade de mudança positiva.
9º Na comunidade as famílias precisam dar e receber apoio.
10º A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência.
11º A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar, organizar nossa vida e a de nossa família.
12º O Amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um amor que eduque, orienta, educa e exige.

Fonte:http://www.amorexigente.org.br/section.asp?sectionID=1070


Escolas municipais de Londrina terão Programa Amor-Exigente na grade curricular



A honrosa conquista de AE obtida através da Regional de Londrina faz parte de um Projeto de Lei proposto pelos entusiastas vereadores Amauri Pereira Cardoso, que já conhecia e trabalhava com AE em projeto para escolas e de Marcelo Belinati Martins.
O conteúdo aprovado, Qualidade de Vida com Amor-Exigente, é considerado como os processo por meio dos qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de convivência, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação da vida e da família, bem maior da humanidade. Neste aspecto, a lei ainda reconhece que, a qualidade de vida é um componente essencial para conservação da espécie humana e a educação para a qualidade de vida e deverá estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo.
A lei expressa que Amor-Exigente é a capacidade de amar e relacionar-se efetivamente no grupo sem subserviência, com cada membro cumprindo o seu papel, respeitando o outro e responsabilizando-se pelas consequências dos seus atos. Os objetivos fundamentais do conteúdo são: a valorização da família e suas raízes culturais; o incentivo às crianças a ver o outro como gente e o respeitar na sua individualidade; o estímulo à criança a reconhecer as limitações do ser humano, as pessoais, as financeiras e a lidar bem com as frustrações; o fomento ao reconhecimento das hierarquias familiares e na escola de tal forma que perceba o seu próprio papel e busque a harmonia; fazer com que o aluno aprenda a lidar com seus valores, que toda atitude gera uma reação e como lidar com as falhas e perdas.
Segundo Neide Furtado, Coordenadora Regional de Londrina, uma das principais responsáveis pela grande conquista, muito trabalho está por vir, além dos que já aconteceram nos últimos dias.
“Já realizamos uma sensibilização com 80 diretores e 80 supervisores de ensino para iniciar o processo nas escolas”, conta Neide. “Também já capacitamos 16 professores, que coordenarão um Curso de Prevenção de 13 semanas com outros 174 professores”.
Após o término deste Curso de Prevenção, em agosto os professores vão formar os Grupos de Pais em suas escolas, realizando reuniões semanais com toda a metodologia de Amor-Exigente.
No ano que vem, após todo este preparo com pais e professores, as crianças do ensino fundamental das escolas municipais passarão então a contar com o conteúdo de Amor-Exigente na grade curricular.
A família Amor-Exigente presta seus sinceros agradecimentos à equipe de Londrina, que tanto se esmera em honrar o nome de Amor-Exigente no que se refere à Prevenção. Parabéns a todos por mais essa conquista! Agora é a hora de arregaçar as mangas e continuar acreditando no sonho possível.”




Um comentário:

  1. Olá meu nome é Fátima, sou de Porto Alegre e estou buscando formação para iniciar um grupo de prevenção dentro do Amor Exigente. Estamos com dificuldade em encontrar a apostila da prevenção própria do AE ( foi sendo emprestada e o pessoal não devolveu). Então estou a procura na internet, e te pergunto: tu tens essa apostila do AE para dowload? Desde já, agradeço e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir